A aromaterapia é muito mais do que apenas óleos essenciais perfumados. É uma forma sensorial que pode transformar sua vida de várias maneiras. Confira um pouco mais sobre esse universo da aromaterapia e como você pode começar a incorporá-la na sua rotina.
Aromaterapia
A história da aromateria remonta até os tempos antigos, onde através das plantas se obtinham resina e bálsamos que eram utilizados em cadáveres em cerimônias religiosas. Há mais de 2000 anos a.C, a medicina utilizava os primeiros produtos naturais para tratamento de enfermidades.
Junto com outras terapias alternativas, a aromaterapia vem ganhando destaque e não imaginamos o quanto ela foi estudada através do tempo para chegar no que conhecemos até então.
Estudos catalogados desde o consumo, extração de óleos, unguentos, usos medicinais, perfumes e até venenos.
Fato curioso a respeito da eficácia: O Dr. Jean Vlanet (1933-1995), durante a segunda guerra mundial ao ficar sem antibióticos utilizou diversos óleos essenciais para tratar os soldados, que mostrou-se muito eficaz, salvando diversas vidas.
O que é a Aromaterapia?
Uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais naturais extraídos de plantas para promover o bem-estar físico, mental e emocional. Reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um recurso terapêutico desde 2018.
Esses óleos são inalados, aplicados na pele ou utilizados em banhos para estimular diferentes respostas no corpo e na mente.
Os aromas dos óleos essenciais tem propriedades terapêuticas que podem aliviar o estresse, promover o relaxamento, melhorar o humor e até mesmo ajudar no tratamento de certas condições de saúde.
Ação no Cérebro
Atavés de todos os cheiros a sua volta, você está ativando uma resposta direta em seu cérebro. O sistema límbico, conhecido como o centro emocional do cérebro, é especialmente sensível aos aromas.
Memória Olfativa
Já deve ter percebido que a memória olfativa é uma memória muito poderosa, certo? Da mesma forma que um perfume muito agradável leva a um estado de felicidade e bem estar, um outro pode ter efeito exatamente oposto. (O perfume do ex que o diga!)
Isso ocorre por causa da estrutura chamado bulbo olfatório responsavel por enviar informações ao cérebro, mas este percorrem um caminho exato ao sistema límbico que acionam a memória e a emoção.
Sabendo que o olfato influencia 75% das emoções, grandes empresas investem em aromas únicos que através de seus produtos, que sutilmente induzem o bem estar e por consequência o consumo. Existe até um nome para isso: Marketing Olfativo! Por isso é tão bom abrir um presente e ter um cheirinho tão agradável.
Lembre-se de sentir profundamente os aromas quando estiver em um momento muito agradável e quiser guarda-lo na memória.
Relação da Aromaterapia com a mente
Ainda no que é referente ao cérebro, a inalação das essencias são um ponto relevante em questão a saúde mental dos indivíduos.
Como observado, através das células nervosas olfativas é ativado o sistema límbico e nessa região está também relacionado as emoções como dor, prazer, medo, raiva, tristeza. Favorecendo o uso das propriedades aromáticas no auxílio do estado psicológico.
Podendo ajudar a acalmar a mente, aliviar a ansiedade e elevar o ânimo, tudo isso de forma natural e eficaz.
Alguns benefícios da Aromaterapia
- Alívio do Estresse e Ansiedade;
- Melhora do Sono;
- Alívio de dores e tensões;
- Melhora de humor;
- Estímulo da concentração e energia;
- Entre muitos outros…
No Cotidiano
Alguns métodos simples podem auxiliar a trazer facilmente a aromaterapia para a rotina diária.
Itens para aromaterapia
Para começar o uso será necessário adquirir alguns itens:
- Aromatizador de palitos para ambientes;
- Aromatizador direto no usb ou tomada;
- Nebulizador;
- Pingente pessoal;
- Essencias de acordo com o propósito.
- Bacia para escaldapés;
- ou até mesmo através de um banho relaxante na banheira!
Dicas de essências
Conforme estudos, oléos essenciais recomendados para ansiedade são os com propriedades sedativas e relaxantes, como a bergamota, lavanda, limão e sândalo. Utilize com o aromatizador.
Já para problemas do sono, utilize camomila e lavanda. Podem ser colocadas em uma bola de algodão e colocadas dentro da fronha do travesseiro.
Para a estimular a concentração no trabalho, hortelã-pimenta. Utilize com o aromatizador.
Agora se quiser criar um ambiente acolhedor, aposte no óleo de laranja doce. As possibilidades são infinitas.
É importante ressaltar que este post tem caráter educativo e informativo e não deve ser utilizado como substituto de aconselhamento médico profissional. Sempre consulte um profissional de saúde qualificado para obter orientação específica sobre sua condição médica e terapeutica.
Conclusão
Abordamos brevemente sobre como a aromaterapia é uma prática holística benéfica que pode sutilmente modificar diversos aspectos da mente e do corpo.
Além de promover o bem-estar físico e mental, ela também pode impulsionar sua energia, melhorar sua pele e fortalecer seu sistema imunológico.
Fica um convite a você conhecer mais e se aprofundar na aromaterapia das plantas, esse universo benéfico que a natureza nos proporciona gratuitamente.
Fontes: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/12/1141527/59677-texto-do-artigo-304245-1-10-20201221.pdf
https://www.scielo.br/j/rbpm/a/4pHPp9cWzmBrTHqtzhqGFyH/?format=pdf&lang=pt
Deixe um comentário