Brasileiros são mais evoluídos espiritualmente?

Talvez por ouvir a frase: “Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho” nos leva a crer que os brasileiros são seres mais a frente aos demais no quesito espiritual, mas será?

A relação do espiritismo e o Brasil

O Brasil possui uma longa história marcada pelo espiritismo, no qual a primeira casa espírita foi o Grupo Familiar do Espiritismo, fundada no ano de 1865, em Salvador – Bahia.

No ano de 1932 temos o lançamento do livro Parnaso de Além-Túmulo, de Francisco Cândido Chico Xavier, no qual tornou-se um ícone do espiritismo brasileiro, não somente por suas obras (mais de 450 livros), mas também por todas as suas cartas que ajudaram muitas famílias, a sua dedicação, abdicação e ajuda à tantas pessoas necessitadas.

Com o passar dos anos, podemos encontrar diversos livros espiritas que são grandes sucesso, como dos autores Divaldo Franco, Zíbia Gasparetto, Yvonne do Amaral Pereira, Waldo Vieira, etc.

Além da vasta coletânea de filmes nacionais produzido com a temática espiritual, sempre no intuito da divulgação da doutrina.

Segundo o livro do Ramatis, Elucidações do além, o Brasil se tornará um local com grande qualidade moral e espiritual no planeta Terra devido a aceitação das pessoas quanto a religião e a prática da mesma, no qual o objetivo é a evolução, mantendo a racionalidade e buscando sempre o exercício do amor e a caridade. Fato que já podemos notar nos dias atuais.

O que é ser evoluído espiritualmente?

Quando pensamos a respeito da evolução espiritual, pensamos logo em alguém extremamente altruísta e filantropo, certo?

Consultando o Livro dos Espíritos de Allan Kardec, numa questão foi perguntado a respeito dos graus de perfeição entre os espíritos. Em resposta, “Podemos colocar na primeira classe os que alcançaram a perfeição: os puros Espíritos. Os da segunda ordem são aqueles que chegaram no meio da
escala: o desejo do bem é a preocupação deles. Os do último grau são aqueles que ainda se encontram na parte inferior da escala: os Espíritos imperfeitos. Eles são caracterizados pela ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más que lhes retardam o seu adiantamento.”

Logo, podemos pensar que até o ser mais altruísta em nosso ponto de vista, ainda não é considerado um ser evoluído, pois não alcançou a perfeição. Encontra-se no meio da escala referenciada por Kardec.

Então, vale pensar que ao analisarmos a evolução espiritual, temos de partir de um ponto de referência, já que provavelmente os puros de espírito não encontram-se encarnados.

Brasileiros são mais evoluídos?

O Brasil é um local com muitas misturas de povos de origens diferentes e isso é um dos fatores que torna os brasileiros mais acolhedores, pois cada etnia possui a sua qualidade e juntando todas essas qualidades nos proporciona uma maior abertura a natureza espiritual e maior facilidade de conexão com o outro lado.

Porém, tudo tem o seu lado não tão bom, pois isso também tornam os brasileiros mais suscetíveis as ações de espíritos de baixa vibração, fazendo com que tenhamos o cuidado redobrado quanto aos vícios e influências para que não saiamos no nosso objetivo divino.

Assim como nos é ensinado “fora da caridade não há salvação” os brasileiros são um povo muito empático, sendo um dos poucos locais nos quais há campanhas constantemente de doações, seja de alimentos, vestimentas ou assistências às crianças e idosos ou carentes, tornando-se um outro ponto positivo para o Brasil.

Quando pensado no conjunto, o Brasil torna-se o local com um prognóstico de ser uma referência, até mesmo por ser o país mais espírita do mundo, mas é preciso cuidado e discernimento para que uma síndrome de superioridade não abale o seu caminho evolutivo.

Conclusão

Apesar dos brasileiros ser um povo que adota a espiritualidade, esse fato isoladamente não caracteriza a evolução espiritual. Estamos, sim, na rota, mas o caminho é ainda longo…

E independente do aspecto do Brasil em relação ao espiritismo, também temos notado o aumento da compaixão e a atenção ao próximo ao redor do globo o que não nos faz únicos.

Todas as pessoas que estão na Terra, possuem qualidade e defeitos, isso não torna ninguém melhor ou pior que ninguém. O fato é que todos somos seres em aprendizado e evolução!

Todos os dias, precisamos pensar em sermos a melhor versão de nós mesmos, sem julgamentos do próximo e sem preconceitos para que no final de tudo, o nosso querido planeta deixe de ser um local de provas e expiações.



Eternos investigadores da espiritualidade, somos uma equipe que buscamos compartilhar nossos estudos, opiniões e instigar percepções para os mais variados assuntos. Reconhecemos que a verdade é subjetiva e variável, moldada pelas experiências e entendimentos individuais, e estamos aqui para melhorarmos juntos com vocês, leitores, na nossa jornada chamada vida.




Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *